Discorrer sobre assuntos
relacionados às novas tecnologias de informação e comunicação que cercam
o universo estudantil é uma das vertentes mais complexas que rondam o
universo escolar. O processo de construção educacional que aflora no
século XXI permite a todos os envolvidos dispor de um novo formato de
aprendizado, com o intuito de compreender o meio em que se vive.
A utilização de um aparelho
telefônico em sala de aula, muitas vezes, torna dificultosa a
compreensão de um processo onde todos nós fomos inseridos. O mundo
estaria de cabeça para baixo? Talvez essa não fosse à comparação ideal,
porém, é quase um giro de 180º onde as mudanças e transformações regem a
grande orquestra denominada de Educação.
Pois, como afirma Saviani (1991,
p.87) “a educação hoje já não pode mais manter-se somente como academia
ou profissionalizante, por isso necessitamos de professores que conheçam
o sistema produtivo e principalmente as inovações tecnológicas”.
Diante desta afirmativa, conclui-se
que o universo estudantil modernizou-se e há uma necessidade de
profissionais que acompanhem o ritmo dessas transformações para não
serem engolidos no futuro por uma onda tecnológica que apesar deles não
terem tido a oportunidade enquanto discentes de ter essa enxurrada
tecnológica transformam-se hoje em professores e alunos de um ambiente,
totalmente, modernizado em tecnologia.
Prof. Me. Petrúcio Ferreira