Reflexão

Um homem é do tamanho do seu sonho.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Cargos e áreas em alta e baixa

ALTA
Gestor da área financeira: 
analisa investimentos, aquisições e orçamentos entre outras. Exige formação em administração, economia, engenharia ou ciências contábeis. Inglês ou espanhol são desejáveis, além de experiência.
Motivo: a gestão financeira pode ser uma forma a aumentar a rentabilidade das empresas.

Desenvolvedor de tecnologia mobile: desenvolve aplicações para sistemas móveis, como smartphones e tablets. Exige formação em tecnologia, com conhecimentos nas diferentes linguagens de desenvolvimento desse tipo de produto. Domínio de inglês em geral é exigido.
Motivo: as empresas estão cada vez mais investindo em aplicativos e tecnologia móvel.
Atuário: calcula reservas e provisões em caso de sinistro e precificações e pode atuar em fundos de pensão, bancos e planos de saúde. Requer formação em ciências atuariais. Domínio de inglês em geral é exigido.
Motivo: mercado cresceu nos últimos anos, com novas empresas e produtos.

Vendedor externo: visita empresas para coletar pedidos e negociar preços, volumes e prazos de entrega. A formação pode ser em administração de empresas e engenharia. Nesse caso, experiência é o maior diferencial.
Motivo: para aumentar as vendas, empresas têm investido em profissionais mais completos para visitas principalmente fora do eixo Rio/São Paulo.
Especialista em logística: acompanha a cadeia de suprimentos, desde o pedido até a entrega. Formação pode ser em engenharia, administração, economia, com pós-graduação em logística.
Motivo: por centralizar o processo e enxugar custos de pessoal.
BAIXA
Agente de turismo:
 comercializa pacotes de viagens para clientes físicos e corporativos. Exige graduação ou curso técnico em turismo.
Motivo: concorrência direta com sites de comparação de preços de viagens, que tornaram a busca mais fácil.
Analista de investimentos: seleciona opções de investimento e presta conta aos investidores de acordo com o perfil da empresa. Exige graduação em economia e engenharia.
Motivo: número de investimentos e de investidores caiu.
Analista de suporte e help desk: auxilia usuários que têm problemas para usar o sistema. Exige formação em tecnologia da informação.
Motivo: houve automatização desse tipo de atendimento.
Corretor de imóveis: faz a intermediação entre compradores e vendedores. É preciso ter curso técnico e registro no Creci.
Motivo:  mercado está saturado.
Desenvolvedor de páginas de web: cria sites. Exige graduação de tecnologia e especialização em desenvolvimento de sites.
Motivo: automatização desse tipo de serviço.