Reflexão

Um homem é do tamanho do seu sonho.

terça-feira, 19 de maio de 2015

CAMPUS AVANÇADO DO IFRN DE PARELHAS REALIZOU NESTA SEXTA-FEIRA (15) A SUA AULA INAUGURAL


Aconteceu na manhã desta Sexta-feira (15), em Parelhas, a Aula Inaugural do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN -, que aconteceu no auditório do Campus.
 
O Campus Avançado de Parelhas teve sua construção autorizada pela Reitoria do IFRN no dia 14 de outubro de 2013. Ele foi edificado sobre o terreno de 45mil metros quadrados, que foi doado ao Instituto seis meses antes pelo casal José Ernesto Filho e Rita Maria da Costa.

Com uma área construída de 14.368m², o Campus tem foco de atuação no eixo tecnológico de informação e comunicação e recursos naturais, ofertando inicialmente os Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Informática e Mineração, ambos com duração de quatro anos.

A solenidade contou com a presença do Reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha; da Senadora Fátima Bezerra; o Prefeito de Parelhas Francisco Assis de Medeiros; o Diretor-Geral do campus Currais Novos, ao qual o campus de Parelhas é vinculado, professor Rady Dias de Medeiros, a Diretora do Campus Avançado de Parelhas, professora Paula Francinete de Araújo Baista, o Vice-prefeito José Rogério Dantas, Secretários, Vereadores, alunos, familiares dos alunos e profissionais do IFRN, e autoridades de cidades circunvizinhas.

PROGRAMAÇÃO DA III SEMANA DA JUVENTUDE





Vereador Messias Medeiros é autor do Projeto de Lei que instituiu a Semana Municipal da Juventude na Cidade de Parelhas-RN


O Vereador Messias Medeiros é autor do Projeto de Lei que instituiu a terceira semana de Maio como a Semana Municipal da Juventude na Cidade de Parelhas-RN, esse já é o terceiro ano consecutivo que acontece a Semana da Juventude.
Realizada através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação a “SEMANA DA JUVENTUDE - DE 19 A 23 DE MAIO -, tem o tema: Juventude e Sustentabilidade”.

Uma extensa programação foi preparada com a participação das secretarias municipais de Assistência Social e da Habitação; Educação; Turismo, Cultura e Esporte; Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; o NASF; Desbravadores; Guarda Mirim Ambiental; CRAS; CREAS; SCFV; NUCA; Escolas municipais, estaduais e particulares; Equipes Parea de Pedais; Salvador Daqui; a Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura e Jovens Estudantes.

Oficinas, trilhas, passeio ciclístico, gincanas, práticas esportivas, sarau cultural, maleta do talento contador de historias, recital de poesias, desenhos e apresentações culturais são algumas das atividades da III Semana da Juventude.

Vereador Messias Medeiros é autor de Projeto de Lei que institui o 18 de maio como o dia municipal de apoio a luta antimanicomial


Projeto de Souza institui consulta direta à população sobre orçamento por regiões

Projeto de Lei de autoria do deputado Souza (PHS), que passa a tramitar na próxima semana na Assembleia Legislativa, dispõe sobre a consulta direta à população quanto à destinação de parcela do Orçamento Geral do Estado, voltada a investimentos de interesse regional. A iniciativa tem por objetivo regulamentar a participação popular na definição dessa parcela, estabelecendo políticas de desenvolvimento por meio de polos econômicos regional.

“O Rio Grande do Norte tem cinco polos econômicos, nos quais já foram avaliadas as características e potencialidades, por estudos da Federação das Indústrias (FIERN), que culminou no programa Mais RN. Ocorre que é preciso socializar as decisões políticas, estabelecendo as prioridades regionais, junto ao público interessado”, justifica o deputado no encaminhamento da matéria.

CDH pode aprovar horário especial para servidor que tenha filho com deficiência

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) poderá aprovar, na próxima quarta-feira (20), projeto de lei (PLS 68/2015) do senador Romário (PSB-RJ) que concede horário especial, sem compensação de jornada, para o servidor público que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência física. A proposta já tem parecer favorável do relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e, na sequência, será enviada a votação final na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O compromisso de inclusão da matéria na pauta de votações da próxima semana foi assumido pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), em entrevista à Agência Senado.

— É uma bela iniciativa do presidente da Comissão de Educação (CE), senador Romário, que também é relator de projeto de minha autoria (PLS 6/2003) sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ele mais uma vez, com a sensibilidade que tem, sabe que os trabalhadores precisam de um espaço maior para dar a devida atenção, o tratamento adequado ao filho (com deficiência) nos momentos necessários — elogiou Paim.

Educação na Rede: “Quanto vale uma educação de qualidade?”

A educação é tema vivenciado nos quatro cantos do planeta terra. Presenciar uma transformação dentro de um contexto educacional é oportunizar às novas realidades, uma evolução no sistema que propicie a tão sonhada qualidade.
E o que é qualidade? E o que é educação? Reverenciar aspectos qualitativos do sistema de ensino é poder relatar e diagnosticar fatos que por hora estão apresentáveis e em outros sentidos, estão adormecidos balizados por uma conduta não satisfatória para o universo estudantil. A existência de um corpo docente capaz e disposto a contribuir, representa qualidade? Esse questionamento permeia uma educação pautada na construção e na associação das novas ferramentas e instrumentos ofertados pelos órgãos, porém, cabe a lembrança da seguinte campanha “de pé no chão também se aprende a ler”.
Com este entreposto, imagina-se qualidade, quantidade, testar, medir e avaliar aquilo que se pretende aquilo que se dispõe. Reordenar as tarefas, estabelecer as metas e alcançar os objetivos são exercícios propícios ao alcance do apogeu, porém, há corpo humano, há materiais, há estrutura, e o que realmente falta? Questão aberta a diversos raciocínios, pensadores, escritores, mestres e doutores, todavia, participações diversas vislumbram a tão sonhada pergunta do método ensino, o que eu quero ser quando crescer?
As estruturas familiares mudaram, os tempos evoluíram, os seres humanos são todos diferenciados. A continuação da história não pode ser tempo passado, nem presente, mas, futuro da fronte que não se vê, mas, se enxerga ao longe de um olhar. Com isso, educar para vencer e para sonhar já não mais condiz com o novo amanhecer pela outrora de tempos conquistados, no entanto, a conquista do aprender e a descoberta do ser, ainda medem o valor de uma qualidade, não descoberta, mas, posta para aqueles esperançosos em caráter e personalidade.

Prof. Me. Petrúcio Ferreira

Ufersa de Pau dos Ferros ganha três cursos a partir de 2015

O Ministério da Educação – MEC autorizou a criação dos cursos de Engenharia de Software, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação para o campus da Ufersa em Pau dos Ferros. As novas opções já estarão na lista de cursos ofertados no Sistema de Seleção Unificada – SiSU  do segundo semestre deste ano.
Ao todo, são 300 novas vagas ofertadas anualmente, assim distribuídas: 60 vagas para Engenharia de Software; 80 vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo e mais 160 vagas para o curso de Tecnologia da Informação. Esse quantitativo é igualmente dividido entre os dois semestres letivos, portanto no SiSU 2015.2 serão disponibilizadas 150 vagas.

Os novos cursos são resultantes do processo de reformulação do câmpus de Pau dos Ferros, aprovada pelo Conselho Universitário – Consuni da Ufersa no final de 2014. Atualmente, o câmpus oferta apenas o Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, com duas opções de cursos para o segundo ciclo para formação em Engenharia Civil e Ciência da Computação.

Educação credencia profissionais para o Projovem Urbano e do Campo

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte  anunciou a abertura de dois Processos Seletivos que visam o credenciamento de profissionais para o Projovem Campo – Saberes da Terra (01/2015) e Urbano (02/2015).

No campo haverá o credenciamento de Professor/ Educador, Professor de Qualificação Profissional e Social, Professor para o Atendimento nas Salas de Acolhimento, Tradutor-Intérprete de Libras e Coordenador de Turmas. Por meio da outra seletiva será constituído cadastro reserva para os cargos de Formador; Diretor de Polo; Assistente Pedagógico e Assistente Administrativo de Polo; Educadores do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza; Educador de Qualificação Profissional; Educador de Participação Cidadã; Tradutor Intérprete de Libras; e Educadores para Monitoramento do Acolhimento às crianças de 0 a 8 anos, filhos dos jovens atendidos pelo Programa, no âmbito urbano.

Médica defende que Saúde Materna seja ofertada pelo Hospital Regional do Seridó

Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta quarta-feira (13) a presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna do RN, médica Maria do Carmo demonstrou indignação pelo fato de não ter sido priorizada na audiência pública desta terça (12) na Câmara Municipal, a discussão do atendimento à Saúde Materna em Caicó. A médica demonstrou preocupação com a situação de caos em que se encontra a saúde oferecida as gestantes na Capital do Seridó.
Está levando a um problema sério, com crianças morrendo durante e pós o parto, e crianças sendo sequeladas. Nem sempre a mulher quando chega é atendida e acaba fazendo peregrinação nos hospitais. Isso é muito preocupante. Durante a vida da minha mãe, presenciei ela vir parir na Maternidade Mãe Quininha e voltava fazendo elogios ao atendimento, e hoje a mulher não tem mais prazer de fazer elogios durante o atendimento de seu parto”, explicou.
Para resolver a situação, Dra. Maria do Carmo deu uma sugestão que seria instalar a oferta do atendimento materno-infantil nas dependências do Hospital Regional do Seridó, diante do impasse para ser instalada a UTI Neonatal no Hospital do Seridó. “O Ministério Público não admite o dinheiro público ser utilizado no privado, e eu concordo. Desde o ano de 2000 que existe UTI Neonatal a ser instalado, então diante desse impasse porque não instalar esse atendimento no Hospital Regional do Seridó, que é público?”, indagou a médica.

 

Câmara aprova realização de provas de concursos federais em todas as capitais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (5) proposta (PL 2349/07) que obriga organizadores de concurso para órgãos federais a realizar provas em todas as capitais onde haja pelo menos 50 inscritos. A aprovação foi em caráter conclusivo.
Pela proposta, a medida vale para toda a administração direta dos três poderes da União, suas autarquias e fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. A regra vale ainda para o Tribunal de Contas de União (TCU) e o Ministério Público da União.

Foi aprovado o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ao projeto oriundo do Senado. O texto original prevê apenas a realização de provas em capitais com 50 inscrições ou mais para os cargos federais, o que foi estendido pela Câmara a todos os concursos para cargos do governo federal, e por isso a proposta deve retornar ao Senado para análise. Segundo a Agência Câmara, o relator da proposta, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), considerou a proposta jurídica, e recomendou sua aprovação. Ainda conforme o texto, as inscrições serão feitas preferencialmente pela internet, com possibilidade de utilização de outras formas, nos termos do edital.

Semana da Luta Antimanicomial terá programação em todas as regiões do RN

Para marcar a Semana da Luta Antimanicomial – movimento que tem como proposta humanizar o tratamento psiquiátrico – o Governo do Estado terá programação em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 24 de maio. O evento intitulado “Mais Cultura, Menos Manicômio” é uma parceria entre a Fundação José Augusto e a Secretaria de Estado da Saúde Pública.
A intenção, como propõe o nome, é incluir atividades artísticas e culturais na vida dos usuários do serviço psiquiátrico, promovendo a inclusão social deles.

A programação será dividida entre os municípios de Natal, São José de Mipibu, Mossoró, João Câmara, Caicó, Santa Cruz e Pau dos Ferros e conta com ações educativas, debates, cinema e música. Todas as atividades são abertas ao público em geral.