Reflexão

Um homem é do tamanho do seu sonho.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

“A UERN padece da falta de espaço físico”, diz diretor do Campus ao defender doação de terreno

Desde a semana passada que o Blog do Marcos Dantas vem abrindo espaço para a discussão que envolve a doação de um terreno, onde por muitos anos funcionou a Escola Estadual Joaquim Apolinar, para a Universidade Estadual do RN. Foi a própria UERN quem solicitou ao Município de Caicó a doação do terreno, já que pertence a ele.
Como existem correntes que defendem o contrário, ou seja que a estrutura da escola permaneça com o Município, e que no local passem a funcionar duas ou três escolas municipais, cujas instalações encontram-se em situação precária, o debate ganhou proporções além Blog, e chegou a Câmara Municipal de Caicó.
Tanto que na manhã desta segunda-feira (04) diretores da UERN se reuniram com o presidente Lobão Filho, pedindo o apoio também da Câmara. Pais de alunos da Escola Paulino Barcelos também estão com reuniões agendadas com vereadores e o próprio Lobão. O diretor do Campus da UERN de Caicó, professor Álvaro Lima escreveu ao Blog do Marcos Dantas neste final de semana, e expos seus argumentos para defender que a estrutura do Joaquim Apolinar seja usada pela UERN:
A UERN presta serviços a sociedade Caicoense em seguimentos tão importantes e tão cobrados da sociedade civil comoum todo. Dispomos de um curso de Filosofia, pioneiro, que mais uma vez reitera seu pioneirismo ao submeter uma proposta de mestrado em Filosofia, o primeiro no interior do RN. Os profissionais formados na UERN lecionam na educação básica, contribuindo na formação de nossas crianças e jovens.
O Curso de Enfermagem é o sexto melhor do País, trazendo saúde e levando esperança para Caicó e cidades circunvizinhas, que muitas vezes tinham dificuldades de contratação e manutenção de profissionais desta área.
O curso de Odontologia (décimo primeiro melhor do país), presta atendimento integral a população que procura gratuitamente este serviço, atendendo as mais diversas complexidades, sejam elas cirurgias odontológicas, restaurações, próteses, detecção de neoplasias na cavidade oral. Todos estes procedimentos executados são informados ao SUS e esses recursos acabam sendo capitalizados em forma de repasse ao município de Caicó. A UERN padece da falta de espaço físico, isso não é segredo… São oito anos funcionando de forma improvisada, dividindo espaço com uma creche e uma escola. O intuito da Universidade, nunca foi ocupar o lugar de ninguém… muito contrário ao que se diz, ou que se especula, a UERN funciona a um ano no EEJA, prédio que se encontrava praticamente abandonado. A escola ESTADUAL fechou, e o que ainda mantém vivo aquele espaço é o projeto Patrulheiro Mirim e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
O Governo do estado está cedendo e posteriormente doando aquele prédio a UERN, necessitando apenas da regularização da questão fundiária do mesmo para que a Universidade possa manter seu funcionamento naquele espaço, com a inserção dos demais cursos de graduação. Os desafios são enormes, o prédio necessita de reformas profundas, reformas essas que já estão orçadas, com recursos aprovados e necessitando apenas desta regularização. Foi muito bonito ver a sociedade de Caicó unida, imbuída de um mesmo objetivo ao intentar esforços no afã de trazer um curso de medicina para Caicó… fica difícil imaginar que este mesmo povo que queria mais saúde, é o povo que vai expulsar dois cursos desta área e um curso formador de educadores da cidade de Caicó.
As solicitações são muitas, cidades vizinhas têm solicitado a presença de Núcleos da UERN em seus domicílios, oferecendo estrutura adequada para o funcionamento da Universidade. Acho que chega o momento da sociedade Caicoense realmente dizer o que deseja da UERN. Acho que chega a hora de deixar um pouco os egos e vaidades de lado, vamos pensar por Caicó, pelo crescimento e desenvolvimento desta cidade.

A Universidade tem modificado a realidade social de dezenas de famílias do Seridó, abrigando em seus bancos 70% de alunos oriundos de escolas públicas, realizando sonhos, trazendo esperança estas famílias. Movimentando a economia, gerando empregos, gerando renda com as centenas de discentes, docentes e servidores que fazem essa Universidade. Chega a hora do povo do Seridó abraçar essa causa: Dizer SIM a Educação Pública de Qualidade; Dizer SIM a este instrumento importante de modificação social; Dizer SIM, queremos a UERN em Caicó, queremos a UERN no EEJA.