Reflexão

Um homem é do tamanho do seu sonho.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Produção de leite e queijos é destaque durante simpósio em Currais Novos



Para conhecer melhor a cadeia produtiva e os problemas enfrentados por pecuaristas da bacia leiteira, o Sebrae no Rio Grande do Norte promoveu o Simpósio sobre Produção de Leite e Queijos no Seridó nesta quarta-feira (24). A iniciativa é do Território da Cidadania do Seridó, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) campus de Currais Novos.
O evento foi realizado no Aero Clube de Currais Novos, onde foram apresentados o Diagnóstico da Bacia Leiteira do Seridó, o estudo sobre o Queijo de Manteiga do Seridó, os aspectos legais da produção e comercialização de queijos artesanais. Durante o simpósio, foi repassada a experiência de produtores de queijos do Ceará na implantação do selo de identificação geográfica.
De acordo com o diagnóstico, feito em 2010, a região do Seridó produziu quase 100 milhões de litros de leite. “Isso consolida a região como a principal bacia leiteira do Rio Grande do Norte, mesmo com todas as dificuldades climáticas ou mesmo de pastagens, mesmo se contrapondo a outras regiões do estado mais propícias a criação de gado”, afirma o diretor da Adese, Galvão Freire.

“Maior desafio dos produtores ainda é com relação a qualidade do queijo”, diz professora do IFRN


Durante o Simpósio da Adese em Currais Novos, a professora do IFRN Ítala Viviane Mesquita também apresentou uma pesquisa sobre o queijo de manteiga do Seridó. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite e queijeiros da região. Mas, precisamos unir forças, buscar melhorias e ampliar a capacitação desse pessoal. Afinal, muitos produtores rurais têm nessa atividade a principal fonte de renda e dependem dela para sobreviver”.
Segundo a professora, um dos principais desafios diz respeito à qualidade do queijo. “Muitos produtores enfrentam problemas no que diz respeito à questão da higienização na hora da ordenha, comprometendo a qualidade final do queijo. É preciso ampliar a qualificar desses produtores”, complementa.
Para o produtor de leite Francisco Alves Sobrinho, o evento foi relevante para o setor produtivo. “Esse diagnóstico é importante para mostrar as pessoas, que mesmo com as dificuldades climáticas, é possível desenvolver essa atividade na nossa região. Basta querer. Basta um pouco de investimento e tecnologia”, diz. Segundo o produtor, a região está passando por um momento de transição entre o arcaico e o moderno.
“Hoje, Currais Novos, por exemplo, tem dois núcleos de transferência embrionária. Mas, infelizmente, ainda é muito pouco. Precisamos ampliar as discursões em torno da produção leiteira. É preciso mais incentivo por parte do Governo”.  O evento contou com apoio da Emater-RN, Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), Associação dos Municípios do Seridó (AMS), FETARN, POLO SINDICAL, Sindicatos dos trabalhadores Rurais de Currais Novos/RN e Governo do Estado.


Fátima recebe prefeitos eleitos de Parelhas, Ouro Branco, Serra Negra, Currais Novos e Carnaúba




Quarta-feira (24/10) a deputada federal Fátima Bezerra (PT) recebeu em seu escritório político os prefeitos e vereadores eleitos em Parelhas, Ouro Branco, Serra Negra, Currais Novos e Carnaúba dos Dantas. Na ocasião, Fátima reforçou o apoio que dará aos mandatos dos novos gestores e dos reeleitos.
Aproveitei a oportunidade para parabenizar os prefeitos e prefeitas e os vereadores eleitos e reeleitos. Reforço aqui o compromisso que assumi durante a campanha: trabalhar em parcerias que são fundamentais para o desenvolvimento de todas as regiões do RN”, lembrou Fátima. Reunião contou com a presença do prefeito reeleito de Parelhas, Francisco (PT) e dos vereadores Messias e professor Frank, ambos eleitos pelo PT. Deputada também se reuniu com Dra. Fátima (PT), que venceu as eleições em Ouro Branco e com os membros do PT municipal.
O petista Urbano Faria (PT), eleito prefeito de Serra Negra do Norte, esteve acompanhado do vereador reeleito Eraldo (PT), mais votado do município. Ainda na tarde de hoje, Fátima recebeu Vilton Cunha (PR), candidato vitorioso em Currais Novos, o vice João Gustavo (PT), e o vereador Odon Jr. (PT), que teve o mandato renovado. Por fim, a deputada conversou com o prefeito eleito de Carnaúba dos Dantas, Dr. Sérgio (PSB) e com os membros do PT municipal.

Diplomação dos eleitos de Parelhas, Equador e Santana do Seridó será no dia 14 de dezembro



A Justiça Eleitoral de Parelhas já marcou a data da diplomação dos eleitos no último pleito. Será no dia 14 de dezembro, uma sexta-feira em local ainda a ser definido. Na oportunidade serão diplomados os prefeitos eleitos Francisco Medeiros (Parelhas), Noeide Sabino (Equador) e Adriano Gomes (Santana do Seridó) e seus respectivos vices, além de 29 vereadores eleitos nos três municípios.

Parelhas:

Francisco Medeiros (prefeito)
José Rogério (Vice-prefeito)
Vereadores:
Romiselia, Messias, Drª Guia, Enio, Pepeu, Tom, Neto, Frank Professor, João Grandão, Galega de Ulissinho e Aurélio Macedo

Equador

Noeide Sabino (prefeita)
Joady Gomes (vice-prefeito)
Vereadores
Dirceu, Professor Cletson, Junior de Zé Geraldo, Irmão Raú, Professor Mariano, Berg Braz, Naldo Guariba, Dr. Fábio e Josa Nunes.

Santana do Seridó

Adriano Gomes (prefeito)
Sebastiao Sobrinho – Berré (vice-prefeito)
Vereadores:
Ivan, Vicente, Thiago, Tatiana, Juarez, Luiz do Tuiuiú, Nenen do Tuiuiu, Toinho e Flavio.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Messias ao lado da sua família concede entrevista a TV Seridó e fala sobre a sua linda vitória.

UFRN divulga programação completa da CIENTEC 2012


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto espaço de troca de conhecimento e diálogo de ideias, organiza de 23 a 27 deste mês, a XVIII Semana de Ciência e Tecnologia (CIENTEC 2012) – a partir de pavilhões que abrigarão exposições interativas e transdisciplinares, enfocando as produções dos Centros Acadêmicos e dos Órgãos Especializados e Suplementares e dos Eventos Acadêmicos, como congressos, seminários e exposição de banners.
A CIENTEC acontece todos os anos, expondo os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, buscando, dessa forma, uma interface com a sociedade.
Ademais, a Programação Cultural do evento promoverá a apresentação de uma grande quantidade de espetáculos de dança, música, corais e cinema, compondo a moldura artístico-cultural desse evento de grande relevância para uma interação entre a Universidade, seus parceiros e a sociedade em geral.

Famílias rurais de parelhas receberão casas através de programa nacional de habitação

Na manha da última sexta-feira (19) algumas das famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural estiveram visitando as suas futuras residências. A ação realizada com as famílias foi uma realização da Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais e aconteceu nas comunidades Sítio Cidade, Boqueirão, Quintos do Meio, Quintos de Baixo, Castelo, Carnaúba dos Bezerras, Sítio Barra do Gamenho, Olho D’Água do Boi e Sítio Gamenho.
De acordo com o Prefeito o Professor Francisco Medeiros a construção das casas é fruto de uma luta da Prefeitura Municipal através de parcerias, tais como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e EMATER local, e que o resultado dessa luta é a satisfação e a alegria das beneficiarias do Programa e a realização pessoal, de poderem ter finalmente a sua casa própria. Além dessas, outras comunidades serão beneficiadas com a construção das casas, como o Povoado Santo Antônio, Joazeiro, Mara Onça, Boa Vista dos Negros, Timbaúba, Cachoeira, Boa Vista dos Lucianos, Maracujá de Cima, Sussuarana I e Sítio Almas.

Horário de verão não vai interferir na votação do segundo turno, que acontece neste domingo

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a mudança trazida pelo início do horário de verão não vai interferir no andamento das eleições nem no funcionamento das urnas eletrônicas. Os equipamentos, segundo o tribunal, são programados para começar e encerrar a votação de acordo com o horário local de cada cidade. Dos 50 municípios brasileiros que irão às urnas no próximo domingo (28), para o segundo turno das eleições municipais, 37 estão na área de abrangência do horário de verão, que começou na madrugada de hoje (21).
Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais o estado do Tocantins tiveram que adiantar seus relógios em uma hora. A diferença de horário só deve interferir no começo da apuração dos resultados, já que nas cidades sem horário de verão - cujos moradores não adiantaram os relógios - as urnas serão fechadas uma hora depois daquelas situadas em municípios que seguem o horário oficial de Brasília.

Aulas do Curso de Medicina serão iniciadas no segundo semestre de 2014 no Seridó


De acordo com o médico George Dantas, que também é o orientador do Programa de Pós-graduação em Medicina da UFRN, a universidade já trabalha com a perspectiva de iniciar as aulas da primeira turma do curso, no interior do Estado no segundo semestre de 2014. Ele esteve acompanhado a vice-reitora da universidade, durante apresentação da proposta pedagógica, nesta sexta-feira em Caicó.
Natural de Jardim do Seridó, George explica que o passo inicial do curso é justamente o que já vem sendo feito, ou seja, a formatação do projeto que será submetido e aprovado nas instâncias da UFRN e MEC, para passarmos as fases seguintes que serão a contratação dos professores, a construção da infraestrutura, treinamento e capacitação dos professores para a futura implantação do curso, que estamos trabalhando com a perspectiva de inicio das aulas da primeira para o segundo semestre de 2014.
George defende que os principais pontos da discussão vêm sendo a formatação de um curso de medicina, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais recomendadas pelo MEC e que atenda de fato as necessidades do sistema de saúde brasileiro. “Pretendemos fazer um curso de ponta e de altíssima qualidade, como preconiza as diretrizes mundiais da educação médica”, garantiu. A própria UFRN é quem fará, através de seus mecanismos a seleção dos professores que atuarão no curso, através da abertura de editais para contratação, de acordo com o perfil que o curso pretende formar. Os profissionais serão submetidos aos concursos públicos, na forma como a universidade tem trabalhador. O Ministério da Educação autorizou o inicio de um curso com 40 vagas por ano.
Como o curso será multicampi, abrangendo as regiões do Trairi e Seridó, George Dantas destacou a importância do estudante de medicina vivenciar diferentes realidades, sobretudo porque é nessas realidades que ele vai trabalhar. “Na capital, por exemplo, pra formação de um médico, nós trabalhamos em vários cenários em Natal, Macaíba e Santa Cruz. Nós temos três cidades em potenciais aqui, não apenas Caicó, mas Santa cruz e Currais Novos, cada uma com a sua área especifica. Em Santa Cruz temos um Hospital Escola da UFRN que é uma maternidade na área de ginecologia e pediatria, e certamente o treinamento dos alunos estas áreas serão em Santa Cruz, além do que veremos as outras potencialidades de Caicó e Currais Novos para podermos fazer um curso de excelência”, finalizou.

Vice-reitora da UFRN garante que curso de Medicina envolverá as regiões do Trairi e Seridó

Quem esteve em Caicó nesta sexta-feira (19) foi a vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes. Com professores da universidade, ela veio apresentar o projeto pedagógico do curso de Graduação em Medicina, que a UFRN vai implantar nas regiões do Trairi e Seridó. De acordo com ela, o curso será multicampi e envolverá toda a região, principalmente os Ceres de Caicó e Currais Novos e a Facisa em Santa Cruz.
Ximenes explica que a criação do curso na região se deu pela necessidade da formação de profissionais médicos, particularmente nas cidades do interior do Nordeste, levando em conta que nós temos hoje um número pequeno de médicos em relação as necessidades da população e ao numero de habitantes. E esse número restrito de médicos ocorre principalmente no Norte e Nordeste.
Dentro do plano de expansão das universidades brasileiras, e nós enquanto UFRN estamos inseridos neste plano que se iniciou em 2007, estamos com esse curso de medicina, que vem por uma portaria do MEC que foi publicada em junho deste ano, visando a educação em Saúde nas regiões consideradas como prioritárias”, destacou.
A vice-reitora explicou a necessidade de que o processo de formação dos novos profissionais seja dentro da realidade da região em que o curso for instalado. “Nós temos que trabalhar a formação profissional, pensando as realidades locais, eu me refiro de uma maneira geral a cada local, a cada região onde esse programa está sendo implantado pelo MEC, e temos que construir uma formação dos alunos baseadas nos problemas e dificuldades que eles encontram em cada local, uma formação mais voltada para a saúde da população, que pense e que faça uma promoção a saúde e prevenção de doenças em cada local”, finalizou.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Horário de verão começa à meia-noite de sábado



A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.
A Bahia chegou a estudar a possibilidade de aderir ao horário de verão, mas, devido ao alto grau de rejeição da população à medida, o governador Jaques Wagner (PT) decidiu que a Bahia seguirá o horário convencional adotado em toda a Região Nordeste. Uma pesquisa do governo mostrou que 75% da população baiana são contrários ao horário diferenciado.
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.