Por Paulo Júnior – Correio do Seridó
A aluna Neusiene Medeiros do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e sua orientadora a Profª. Dra. Simone Rozendo de Souza do Departamento de Ciências Sociais e do PRODEMA, da mesma instituição, estão realizando desde 2011 pesquisa sobre as “experiências de inverno” em comunidades rurais dos municípios de Caicó, Acari, Parelhas e Lagoa Nova. A experiência de inverno é um conhecimento tradicional que os sertanejos do Nordeste desenvolveram ao longo do tempo a partir da observação sistemática da natureza para prever o inverno de cada ano que se passa.
São realizadas a partir do segundo semestre para se constatar no início de cada ano. Este é repassado de geração a geração. As experiências contemplam a observação do canto, reprodução de algumas aves (carão); floração e frutificação de espécies de plantas (cardeiro, aroeira, caibreira); dias santos (São José); movimento dos astros (estrela Dalva); disposição dos formigueiros; entre outras.
A pesquisa tem como objetivo analisar o uso que os sertanejos do Seridó fazem das experiências de inverno na atualidade em meio ao grande desenvolvimento das previsões dos institutos de meteorologia. O estudo contribuirá para a divulgação do conhecimento dos sertanejos mostrando que este é de grande importância na realização de prognósticos mais seguros, direcionados a região, se consorciado com as previsões dos meteorologistas. A referida pesquisa resultará na elaboração do trabalho de conclusão de curso em início de 2013.