Reflexão

Um homem é do tamanho do seu sonho.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

RN tem 85 casos confirmados de microcefalia, diz Sesap

Casos suspeitos chegam a 414 no estado.
Boletim foi divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Saúde.

O Rio Grande do Norte tem 85 casos confirmados de microcefalia até o dia 9 de abril. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). De acordo com o boletim, o estado registra 414 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Os casos notificados estão distribuídos em 81 municípios do estado.
Do total, 295 estão sob investigação, 85 foram confirmados e 34 foram descartados (descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos).
Dos casos notificados, 3,7% evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto), o que corresponde a 15 óbitos, sendo 9 confirmados e 6 ainda em investigação.  Dos 9 óbitos confirmados, 5 apresentaram resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, e 4 foram confirmados por critério clínico-laboratorial com identificação do vírus Zika.
O Ministério da Saúde orienta as gestantes a adotar medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição aos mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

 

Mães de bebês com microcefalia terão direito a graduações gratuitas no RN

Gratuidade dos cursos se estende a mães de bebês com condições raras.

Interessadas devem enviar email para a ONG AMAR.

Mães potiguares que têm filhos com microcefalia e outras condições raras podem receber bolsas de cursos de graduação e especialização via educação à distância (EAD). Os benefícios fazem parte do projeto 'Mães Produtivas', idealizado pela Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR) e pelo Grupo Ser Educacional.
"O Mães Produtivas será um dos mais belos e importantes projetos educacionais via EAD do país, pois possibilitará que mães com bebês com doenças raras, como a microcefalia, iniciem ou concluam os estudos sem que precisem se afastar dos filhos. Amor e educação andarão lado a lado", comenta o coodenador-executivo do Instituto, Sérgio Murilo Junior.
 
O projeto foi criado para levar a qualificação profissional para essas mulheres, que não podem fazer aulas presenciais, pois são cuidadoras dos filhos. Várias instituições de ensino do grupo oferecerão oportunidade em sete estados do país. No Rio Grande do Norte, a Faculdade Maurício de Nassau de Natal receberá as mães.
“A maioria das mães raras é cuidadora 24 horas por dia. Mães muitas vezes são chefes de família e, em nosso país, cinco milhões de crianças não possuem o nome do pai em seu registro de identificação. Outra triste estatística aponta para o fato de que 70% das mulheres que recebem filhos com deficiência são abandonadas pelos maridos e tornam-se cuidadoras de alguém, em um processo exaustivo, cujo resultado muitas vezes se desdobra em doenças secundárias para a mãe, como depressão e síndrome do pânico”, relata Daniela Rorato, vice-presidente da AMAR

Para concorrer às vagas, as interessadas precisam entrar em contato com a AMAR, pelo e-mail amareagir@gmail.comou pelo telefone (81) 3132-0650.

 

Governo do RN confirma pagamento de março para os 4 e 5 de abril

O pagamento dos salários de março do funcionalismo estadual do Rio Grande do Norte será realizado nos dias 4 e 5 de abril. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan).

Os aposentados e pensionistas terão seus vencimentos depositados na próxima segunda-feira (4), enquanto os servidores ativos receberão os salários na terça-feira (5). Segundo a Seplan, as datas de pagamento da folha referentes ao mês de março refletem o momento desastroso da economia no país, com graves consequências para os estados que mais dependem das transferências federais.

De acordo com a secretaria, os repasses da União ao RN, no acumulado de janeiro a março de 2016, confirmam uma queda de 14,55% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a frustração dos royalties nos três primeiros meses do ano já chega a 40,46% se comparado a janeiro, fevereiro e março de 2015. As transferências do Fundo de Participação dos Estados também caíram 13,64% no acumulado dos primeiros três meses do ano em relação a 2015, que já foi inferior a 2014.

O secretário Gustavo Nogueira afirma que o momento da economia brasileira é muito delicado e ressalta o esforço do governo em priorizar o pagamento do funcionalismo. “Os estados menores, que dependem mais das transferências federais, precisam que a economia brasileira reaja e isso não vem acontecendo. O governo tem redobrado os esforços para amenizar os efeitos da crise. Medidas como a redução em quase R$ 300 milhões no custeio e o realinhamento de tributos são importantes, mas devem estar alinhadas com a reação econômica do país. O Estado tem conseguido pagar a folha nos primeiros dias do mês subsequente, conforme previsto em lei”, afirmou.

Do G1 RN

Rio Grande do Norte registra 3.052 notificações de febre chikungunya

A luta para exterminar o Aedes aegypti virou prioridade no Rio Grande do Norte. O mosquito, que transmite a dengue e o vírus Zika, também é o responsável por causar a febre chikungunya, doença que já teve 3.052 notificações no estado, só neste ano. O dado é do último boletim do Ministério da Saúde, divulgado esta semana.

O documento se refere ao período de janeiro até o dia 2 de abril. No ano passado, neste mesmo intervalo, duas mil e 500 pessoas tiveram chikungunya, no Rio Grande do Norte. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, explica quais são os sintomas da doença.
Justamente para exterminar o Aedes aegypti e não deixar que os potiguares adoeçam por culpa do mosquito, mais de três mil agentes de saúde e endemias estão nas ruas do estado, visitando os lares da população para ajudar a identificar e eliminar os criadouros do inseto.

Pesquisadores descobrem “atlas mental” das palavras no cérebro humano

Ao ouvir uma história, as pessoas entram em um novo mundo, mesmo que por pouco tempo. E essa viagem guiada pela linguagem só é possível graças ao trabalho de mais de 100 áreas cerebrais ativadas pelas palavras, mostra estudo publicado na edição desta semana da revista especializada Nature.

Com o auxílio de um aparelho de ressonância magnética, os autores do trabalho observaram como o cérebro humano se comporta diante de uma narrativa, notando que os vocábulos, da mesma forma como têm força e geram emoções diferentes, acionam partes distintas do órgão. Os cientistas destacam também que os achados mudam conceitos anteriores, segundo os quais o lado esquerdo do cérebro seria dominante na função de compreensão semântica — porções dos dois hemisférios são igualmente exigidas pela compreensão da linguagem, mostra o novo estudo.

Esse resultado pode ser explicado pela metodologia empregada. Diferentemente de trabalhos anteriores que também investigaram o tema, os autores decidiram utilizar como objeto de análise relatos completos, e não palavras ou frases isoladas. “Usamos como estímulos a narrativa de histórias porque queríamos mapear toda a gama de conceitos semânticos em um único estudo”, justifica em um comunicado à imprensa Jack Gallant, pesquisador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e principal autor do estudo.

CNJ disponibiliza cursos gratuitos, inéditos e abertos a todos os cidadãos

Estão disponíveis no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) três novos cursos inéditos, exclusivos e gratuitos, abertos à toda população e com foco em gestão. São eles: Método de Análise e de Solução de Problemas (MASP); Gestão do Conhecimento e Gestão da Qualidade. Os cursos foram desenvolvidos no Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud) e são recomendados a iniciantes. As aulas do projeto Cursos Abertos são autoinstrucionais, ou seja, não necessitam de tutor. A vantagem desse tipo de sistema é que o aluno é responsável pelo seu próprio ritmo de estudo. O CNJ oferece cursos abertos à população desde 2014. Atualmente, há outros conteúdos disponibilizados no site. Confira todos aqui.

As inscrições podem ser feitas no endereço www.cnj.jus.br/eadcnj. Os alunos inscritos receberão um e-mail de confirmação para acessar o ambiente virtual de aprendizado. Nele, os alunos terão acesso a informações sobre o curso, ao material didático e aos tutoriais de navegação. No ano passado, 22 mil pessoas fizeram algum curso aberto do CNJ. Os workshops são divididos em quatro módulos e, ao final de cada um deles, os alunos devem responder a um questionário avaliativo. Para passar para o módulo seguinte, é necessário um percentual de acerto de pelo menos 70%. Os alunos que concluírem os módulos receberão uma declaração de conclusão do curso, que deve ser finalizado em, no máximo, 60 dias. Os materiais são acessíveis e disponibilizados em formato PDF, no entanto, também há conteúdos interativos. A procura pelos cursos é grande. Somente este ano, 10 mil matrículas já foram feitas. Os estudos autoinstrucionais têm duração de até 20 horas.

Empresários Latinos-Americanos visitam a região do seridó



O Sindicato da Indústria Cerâmica do Rio Grande do Norte (SINDICER) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), recebem hoje (27/04) na região do seridó o Comitê do Projeto EELA (Eficiência Energética em Indústrias Cerâmicas na América Latina para Mudança Climática), Projeto Internacional desenvolvido em 07 países latino-americanos.

No Brasil, o projeto começou a ser desenvolvido na região seridoense, uma das mais produtivas em Cerâmica Vermelha (tijolos, telhas e lajotas). A comitiva esteve visitando na manhã de hoje (27) o Forno Vaglo Metálico da Cerâmica Nossa Senhora dos Impossíveis na comunidade Rajada e o Forno Câmaras Cedan da Cerâmica São Francisco na comunidade Carnaúba de Baixo, ambos no município de Carnaúba dos Dantas-RN.

A tarde o Comitê Internacional estará visitando o Forno Abóbada da Cerâmica Tavares no Povoado Juazeiro município de Parelhas-RN, onde no primeiro momento haverá a exibição de um vídeo contando a história da empresa e em seguida visita a Cerâmica Tavares e depois confraternização.

Fonte: Blog do Toscano Neto

sábado, 23 de abril de 2016

Mês passado foi o março mais quente desde 1880, diz agência americana

Da France Presse – O mês passado foi o março mais quente já registrado na história e o 11º mês consecutivo em que se bate este recorde, uma sequência inédita em 137 anos de registros, indicaram meteorologista americanos. A temperatura média mundial na superfície do planeta em março de 2016 foi “a mais alta para um mês de março nas estatísticas anuais sobre a temperatura mundial da NOAA”, a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, segundo um relatório desse organismo. A NOAA realiza essa avaliação desde 1880.

Em março, temperatura média da Terra ficou 1,22ºC mais alta do que a média de todo o século 20, de 12,7ºC, segundo um relatório da NOAA. Esses recordes consecutivos de calor preocupam a comunidade científica, já que indicam que o processo de aquecimento global pode estar acelerando. O ano de 2015 foi o mais quente já registrado, superando 2014, que por sua vez também tinha obtido esse recorde.

O relatório do órgão mostrou que a maior parte da suerfície da Terra estava mais quente do que a média em março, “com recorde notável de temperatura no leste do Brasil, maior parte do centro e leste da África, maior parte do sudeste da Ásia e grandes porções do norte e leste da Austrália”. O noroeste do Canadá e o norte e oeste da Ásia tiveram temperaturas ao menos 3ºC mais alas do que a média registrada entre 1981 e 2010. Em contraste, a França e o Reino Unido registraram, em março, temperaturas um pouco mais baixas do que a média de 1981 a 2010.

Os consumidores do Rio Grande do Norte terão reajuste médio de 7,73%, nas contas de luz, definiu ontem a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As novas tarifas entrarão em vigor no próximo dia 22 de abril, mas o consumidor só irá perceber essa variação nas faturas recebidas a partir de maio. De acordo com a Companhia Energética do estado (Cosern), os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 7,78%. No ano passado a alta foi de 7,41%. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 7,61%, em média, quase a metade do registrado em 2015, de 14,41%. A média de reajuste do estado, no ano passado, foi de 9,57%. Pelas contas da Cosern, um consumidor Residencial Convencional que consome 100 kWh/mês, por exemplo, terá sua conta reajustada de R$ 48,72 para R$ 52,54, neste ano. Já o Residencial Baixa Renda, com o mesmo consumo de 100 kWh/mês, terá o valor alterado de R$ 25,22 para R$ 26,99. Os clientes residenciais classificados como Baixa Renda contam com a Tarifa Social, que garante um desconto de até 65% sobre o valor da fatura. Esses consumidores correspondem a 18,5% do total de clientes da Cosern.

Os consumidores do Rio Grande do Norte terão reajuste médio de 7,73%, nas contas de luz, definiu ontem a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As novas tarifas entrarão em vigor no próximo dia 22 de abril, mas o consumidor só irá perceber essa variação nas faturas recebidas a partir de maio.

De acordo com a Companhia Energética do estado (Cosern), os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 7,78%. No ano passado a alta foi de 7,41%. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 7,61%, em média, quase a metade do registrado em 2015, de 14,41%. A média de reajuste do estado, no ano passado, foi de 9,57%.

Pelas contas da Cosern, um consumidor Residencial Convencional que consome 100 kWh/mês, por exemplo, terá sua conta reajustada de R$ 48,72 para R$ 52,54, neste ano. Já o Residencial Baixa Renda, com o mesmo consumo de 100 kWh/mês, terá o valor alterado de R$ 25,22 para R$ 26,99. Os clientes residenciais classificados como Baixa Renda contam com a Tarifa Social, que garante um desconto de até 65% sobre o valor da fatura. Esses consumidores correspondem a 18,5% do total de clientes da Cosern.

Comandante-geral do Exército refuta possibilidade de intervenção militar


O comandante-geral do Exército, general Eduardo Villas Bôas, refutou hoje (19) a possibilidade de intervenção das Forças Armadas no país em decorrência da atual crise política. A declaração foi feita em palestra sobre o Dia do Exército, no Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

“As Forças Armadas não existem para fiscalizar governo nem para derrubar governos. Temos que contribuir para a legalidade, dar condição para que as instituições continuem trabalhando e encontrem caminhos para superar o que estamos vivendo. Vimos que os embates [políticos] têm sido acirrados, mas as instituições estão funcionando”, disse.

Villas Bôas disse que a intervenção militar de 1964 foi um erro das Forças Armadas. “O Brasil da década de 30 a 50 foi o país do mundo que mais cresceu, com Getúlio [Vargas], Juscelino [Kubistchek]. Nos governos militares nas décadas de 70 e 80, nós cometemos um erro, nós permitimos que a linha da Guerra Fria nos atingisse e o país que vinha num sentido de progresso, perdeu a coesão”, analisou.

Maior hospital público do RN, Walfredo Gurgel é o 1º do Nordeste a implantar telemedicina

Do G1 RN – O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, é o primeiro do Nordeste a contar com uma nova tecnologia chamada ‘telemedicina’. O sistema funciona por meio de uma máquina que realiza uma conferência com áudio e vídeo. O hospital fica no bairro do Tirol, Zona Leste de Natal. A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde explica que a ideia é que haja um contato de um médico com outro profissional. Assim, servirá como uma segunda opinião nas situações em que o médico não estiver totalmente certo sobre que procedimento adotar com determinado paciente. Os primeiros testes e treinamentos aconteceram na terça-feira (19). Um paciente foi avaliado na UTI e a conversa aconteceu entre os médicos sem interferências na comunicação. No mesmo dia, um novo teste também obteve sucesso.

A máquina que permite a interação entre os profissionais é equipada com teclado, monitor, duas câmeras, microfone e headset. Toda a comunicação é feita através da internet. Para os casos neurológicos, as conversas poderão acontecer de domingo a domingo, das 10h às 13h. Já os casos clínicos, contam com assistência 24h. A Sesap acrescenta que a implantação da telemedicina é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein, para trazer benefícios à assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que chegam ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Em resumo, o envio de informações sobre a condição de saúde do paciente entre profissionais médicos (um do Walfredo e um do Einstein) proporcionará a conclusão de um diagnóstico com maior segurança.