Reflexão

Um homem é do tamanho do seu sonho.

domingo, 30 de junho de 2013

824 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar aguardam essa decisão da Justiça

Enquanto o processo permaneceu em segunda instância, representantes do Governo do Estado requereram a compreensão do Ministério Público para nomear os 824 candidatos aprovados, com a garantia de que não houvesse, no futuro, qualquer ação de improbidade contra os atuais agentes públicos do Estado.

O promotor do Patrimônio Público presente na audiência realizada pelo desembargador Amílcar Maia, Jann Polacek Melo Cardoso, entendeu que não seria ponderável, nesta fase do conflito, realizar uma conciliação. Ele destacou que preferia aguardar o desfecho do processo pela via judicial.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Comperve divulga locais de prova do concurso da UFRN



O Núcleo de Permanente de Concurso (Comperve) divulgou os locais de prova do concurso público para o provimento de cargos técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do edital nº 013/2013.

Cerca de 20 mil candidatos vão participar do concurso que oferece 47 vagas para o preenchimento de cargos do nível fundamental, médio e superior, como auxiliar em administração, editor de imagens e assistente social.

Acervo do extinto jornal Diário de Natal deve ir para a UFRN

A Tribuna do Norte destaca nesta quinata-feira que o acervo do extinto Diário de Natal deverá ser entregue, através de um contrato de comodato, à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A ideia foi apresentada ontem durante reunião que contou com a presença de representantes da universidade, Diários Associados, Ministério Público Estadual (MPE) e Fundação José Augusto (FJA). No entanto, a solução para o destino do montante composto por fotografias, jornais e obras de arte acumulados ao longo de quase 74 anos, esbarra num entrave.

A UFRN não tem espaço físico disponível de imediato e o grupo Diários Associados tem menos de um mês para desocupar o prédio localizado na zona Norte da capital.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Secretário da Sejuc anuncia Comissão Especial de Concurso Público para Agente Penitenciário



De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz, o Documento considera a existência de 27 cargos vagos de Agente Penitenciário, em razão de aposentadorias, exonerações e demissões. “Por meio desta Comissão iremos definir o quantitativo de vagas para o curso de formação e a montagem do cronograma para a realização do Curso de Formação”.

Ainda de acordo com o Secretário a Sejuc já nomeou um total de 600 agentes penitenciários, considerando as 400 vagas previstas no Edital 001/2009-SEARH/SEJUC. “Estamos trabalhando para repor o nosso quadro de servidores e qualificá-los da melhor forma possível”, enfatizou Júlio César de Queiroz.

Governo vai criar 35 mil vagas para médicos no SUS até 2015


Até 2015, serão criadas 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde (SUS), informou hoje (25) o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, os postos serão abertos com investimentos do Ministério da Saúde. O número pode crescer com as verbas na área aplicadas pelos estados e municípios para ampliar a rede de atendimento. Para preencher as vagas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que é preciso formar mais médicos no país e também citou a contratação de médicos estrangeiros como alternativa.

O ministro divulgou também um balanço do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que estimula a ida de médicos para o interior do país e tem, atualmente, 3,5 mil profissionais atuando na atenção básica à saúde. O programa destinou 39% dos profissionais para a periferia das capitais e regiões metropolitanas, 28% para zonas rurais e com índices de pobreza intermediária e elevada, 10% para municípios com mais de 100 mil habitantes e 22% para a periferia de cidades do interior de porte médio.

Estrutura do Curso de medicina do Seridó será apresentada a comunidade durante Festa de Santana



A mesma apresentação feita por professores e coordenadores do Curso de Medicina da UFRN, na noite desta segunda-feira (25) aos médicos de Caicó, será repetida durante a última sexta-feira da Festa de Santana. A data é 26 de Julho no horário pela manhã, em local ainda a ser confirmada. Desta vez, será a população de todos os municípios do Seridó que conhecerá a estrutura, metodologia e o processo do curso, cujas aulas serão iniciadas no segundo semestre de 2014.

Esse será um evento maior, queremos fazer uma mobilização maior com vários segmentos como médicos, empresários, pessoal da educação, secretários de Saúde dos municípios, a imprensa. Será um evento bem maior para sedimentar com mais força essa idéia”, destaca a médica Anaisia Dias em contato com o Blog do Marcos Dantas.

Médicos do Seridó aprovam metodologia que será usada no Curso de Medicina do Seridó


O curso de medicina precisa ter essa interatividade com os médicos da cidade, então foi uma oportunidade de sensibilizá-los e apresentar o edital do concurso, para que eles se candidatem a vaga de professor. É mais um passo importante na consolidação desse projeto”, explicou George Dantas, coordenador do curso. De acordo com Dr. Gerson Barbosa, Delegado do Conselho Regional de Medicina, “O Curso de Medicina para o Seridó é um diferencial. Já tivemos uma discussão sobre a vinda do curso para Caicó no Conselho Regional de Medicina, em Natal, e, oficialmente, todos os membros se posicionaram a favor da abertura do curso”, ressaltou.

A coordenação apresentou uma nova metodologia para o ensino dos alunos. Baseada em uma formação mais próxima da prática e voltada para o social, os novos professores vão passar por uma formação antes de iniciar o curso, marcado para o segundo semestre de 2014. “É uma proposta mais prática, onde o aluno vai vivenciar o dia-a-dia da comunidade e seus respectivos problemas. Ele já vai atender um paciente, vai ver as doenças, as patologias logo no início do curso, no primeiro ano. É totalmente diferente do que, por exemplo, eu aprendi quando ainda cursando medicina”, finalizou a médica Verônica Alcântara.

Coordenação apresenta aos médicos caicoenses estrutura do Curso de Medicina



Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, os médicos da cidade de Caicó foram convidados para uma explanação sobre a metodologia e estrutura do Curso de Medicina na cidade. As informações foram repassadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, através do Ceres Caicó. O evento de apresentação aconteceu no Auditório do Fórum Municipal, na Cidade Judiciária, e contou, além da classe médica, com a presença do Prefeito, Roberto Germano, Secretário de Saúde, Galvão Freire e da Coordenadora do Ceres, Ana Aires.

Os médicos da região tiveram a oportunidade conhecer a metodologia, a estrutura, a funcionalidade e a grade curricular do Curso de Medicina do Seridó. Essa é mais uma reunião que participamos e, no que for preciso e possível, vamos contribuir para esse beneficio que o Seridó está ganhando. Vamos estruturar toda a rede de saúde para que esses alunos possam se inserir na comunidade”, disse o prefeito de Caicó.

Foi apresentada também a classe médica caicoense o edital aberto pela UFRN para contratação, através de concurso público, do corpo docente da instituição. A expectativa da coordenação é que os novos professores de medicina sejam da região e, além disso, sejam profissionais que atuem na saúde do Município, o que facilitaria a interatividade com a comunidade e o acesso dos alunos aos estágios.