Reflexão

Um homem é do tamanho do seu sonho.

domingo, 28 de agosto de 2016

Escola Multicampi será a maior estrutura da UFRN em Caicó

A Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conclui os três projetos para a edificação da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Instituição, em Caicó: o projeto arquitetônico, o hidráulico e o elétrico. Em setembro próximo o projeto entra em fase de orçamento e será licitado até o final deste ano. O início da construção está previsto para 2017.

A EMCM terá 8.900 metros quadrados de área coberta e será construída em local pertencente ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres). Quando estiver pronta, a Escola de Medicina será o maior prédio da UFRN em Caicó.

Ao visitar o espaço esta semana, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz anunciou que aguarda definições do governo federal sobre o orçamento geral da universidade, para concretizar a demanda de infraestrutura da UFRN e avançar na consolidação da interiorização da UFRN. “Será um investimento significativo nos próximos dois anos, que deve ser celebrado. A EMCM é um projeto de longo prazo que impacta o desenvolvimento regional do RN e precisa ser fortalecido”, declarou o diretor da EMCM, George Dantas.

EMCM

Aberta em julho de 2014 e dirigida pelos professores George Dantas (diretor) e Lucas Pereira de Melo (vice-diretor), a EMCM prepara médicos com foco no fortalecimento da rede de saúde pública dos municípios. Oferta ensino de graduação e de pós-graduação e tem 11 doutores entre os 46 professores do corpo docente.  Até julho deste ano são 120 alunos na graduação em Medicina e a perspectiva é de 112 alunos residentes em 2017.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

UFRN promove aula magna com foco na diversidade

Universidade. Diversidade. Cidadania. A tríade que alarga e embasa o sentido e a dimensão do direito à diferença, a qual a diversidade é o princípio básico da cidadania e a universidade um dos meios de propagação, dará o tom da Aula Magna 2016.2 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta quarta-feira, 17, às 9h, no auditório da Reitoria. A proposição partiu do Comitê “UFRN com Diversidade”, instalado no mês de junho deste ano, presidido pela pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.
A aula será proferida pela professora Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade federal e também ex-ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Pensadora e pesquisadora contemporânea, a doutora em Antropologia Social e pós-doutora em Sociologia defende, em inúmeros artigos e capítulos em livros publicados, que a expectativa sua é de “construir um país que, de fato, apresente e crie condições dignas de vida e oportunidades iguais para toda a sociedade, principalmente para os grupos sociais e étnico-raciais que vivem um histórico comprovado de discriminação e exclusão”. Para a atual docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir deste contexto é que estaremos construindo uma sociedade realmente democrática que respeite e valorize a diversidade.
Autora de dez livros, organizadora de outras treze publicações, com artigos publicados em quase sessenta obras, Nilma Lino Gomes também presidiu a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, é membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
A conferencista atenderá a mídia das 8h30 às 8h50 na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, igualmente os representantes de grupos sociais da sociedade civil. Após esse momento, a professora Nilma Lino Gomes se dirige ao Auditório para realizar a exposição “Universidade, Diversidade e Cidadania”.


Wilson Galvão – ASCOM – Reitoria/UFRN

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Parelhas foi contemplada com uma unidade Caixa aqui através de uma luta do Vereador Messias Medeiros


Fruto de uma audiência pública proposta pelo Vereador Messias Medeiros realizada no dia 07 de maio de 2014 que para reforçar a luta por uma unidade da Caixa econômica para Parelhas o Município foi contemplado com uma unidade da caixa aqui que funciona atualmente na Rua Inácio Soares Barbosa hoje e beneficia os Bairros Maria Terceira, Ivan Bezerra e Cruz do Monte.


´´Sabemos da importância da possível vinda da Caixa Econômica para essa parte da região do Seridó conseguimos uma unidade caixa aqui mas a luta pela agência continua, uma vez que a população das cidades de: Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Equador e Santana do Seridó se deslocam para Caicó ou Currais Novos, em virtude da grande demanda na construção civil através do Programa Minha Casa Minha Vida, do Programa Bolsa Família, muitas famílias que recebem o benefício precisam resolver algumas pendências, além de serviços como FGTS, Seguro Desemprego, etc.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Simulado do Enem é adiado para o dia 3 de setembro por causa da Olimpíada


O início do terceiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado para o dia 3 de setembro, devido ao calendário dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A previsão era que a prova fosse realizada neste final de semana. O simulado, promovido pelo governo federal, destina-se a quem está se preparando para o Enem e para participar basta se cadastrar no site Hora do Enem.  Os estudantes têm quatro horas para resolver 80 questões.
De acordo com a Geekie, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de estudos, a intenção é que mais estudantes participem do simulado. Ao todo, 711 mil participaram da primeira edição, mas o número caiu na segunda edição para 360 mil. Entre os motivos averiguados pela Geeki, estão o longo prazo que o simulado ficou disponível – estudantes alegaram que acabaram esquecendo de acessar a prova – e as férias escolares.

Ex prefeito de Serra Negra do Norte Rogério Mariz é nomeado Superintendente da FUNASA-RN

Foi publicado no Diário Oficial da União pag. 39, a nomeação do ex-prefeito de Serra Negra do Norte, Rogério Mariz, para a Superintendência da Funasa no RN. Rogério foi prefeito  no período de 2004 a 2012,  sendo considerado um administrador sério e competente, tendo sido o melhor prefeito da história política do município.
A indicação de Rogério Mariz para a Funasa, coube ao deputado Federal Antônio Jácome, do PTN, que ficou com  a vaga do órgão na  distribuição feito pelo governo Temer aos partidos da base aliada.