Discorrer sobre assuntos 
relacionados às novas tecnologias de informação e comunicação que cercam
 o universo estudantil é uma das vertentes mais complexas que rondam o 
universo escolar. O processo de construção educacional que aflora no 
século XXI permite a todos os envolvidos dispor de um novo formato de 
aprendizado, com o intuito de compreender o meio em que se vive.
A utilização de um aparelho 
telefônico em sala de aula, muitas vezes, torna dificultosa a 
compreensão de um processo onde todos nós fomos inseridos. O mundo 
estaria de cabeça para baixo? Talvez essa não fosse à comparação ideal, 
porém, é quase um giro de 180º onde as mudanças e transformações regem a
 grande orquestra denominada de Educação.
Pois, como afirma Saviani (1991, 
p.87) “a educação hoje já não pode mais manter-se somente como academia 
ou profissionalizante, por isso necessitamos de professores que conheçam
 o sistema produtivo e principalmente as inovações tecnológicas”. 
Diante desta afirmativa, conclui-se 
que o universo estudantil modernizou-se e há uma necessidade de 
profissionais que acompanhem o ritmo dessas transformações para não 
serem engolidos no futuro por uma onda tecnológica que apesar deles não 
terem tido a oportunidade enquanto discentes de ter essa enxurrada 
tecnológica transformam-se hoje em professores e alunos de um ambiente, 
totalmente, modernizado em tecnologia.
Prof. Me. Petrúcio Ferreira